Blog

20

ago

Como tornar o exercício físico um hábito

Perder peso não precisa ser uma tortura. Basta adotar ao menos 3 destes 10 comportamentos – além de serem fáceis de integrar em seu dia a dia, todos eles são considerados pelos nutricionistas como aliados ao emagrecimento e manutenção da boa forma.

1 – Faça atividades físicas que você realmente goste. Não existe uma regra exigindo que você freqüente uma academia.

Além disso, ao ter interesse em diversas atividades (ex. levantamento de peso, natação, corrida, tênis, aeróbica, etc) você sempre terá algo para fazer independente do clima ou hora do dia.

2 – Um exercício é mais eficiente com uma companhia

Ao comprometer-se a exercitar em conjunto com outra pessoa, você não só torna a atividade mais prazerosa como automaticamente aumenta seu senso de responsabilidade, evita faltas e tem mais motivações para evoluir.

3. Faça do exercício físico uma prioridade não-negociável

O exercício físico deve ser integrado à sua rotina de modo a não interferir com seu trabalho e prioridades familiares, mas ele mesmo deve ter seu espaço reservado e precisa ser encarado como um compromisso importante e inadiável.

4. Se possível, exercite-se logo cedo

Especialistas confirmam que o exercício físico realizado na parte da manhã é extremamente benéfico. Dê preferência a locais situados entre sua casa e seu trabalho. Exercite-se, tome um banho e você terá disposição de sobra para o resto do dia.

5. Ou então faça sua atividade logo após o trabalho (sem passar em casa antes)

Segundo profissionais na área de educação física, quando a pessoa volta para casa após o trabalho para depois ir exercitar-se, ela tem muito mais chances de utilizar o cansaço como desculpa para “matar” o exercício do dia.

6. Exercite-se mesmo se estiver “muito cansado”. Você se sentirá melhor ao terminar.

De acordo com especialistas, o exercício físico te energiza, te faz respirar profundamente e faz seu corpo utilizar melhor a troca de oxigênio. Existe também o fator psicológico, uma vez que você terá uma sensação de progresso e missão cumprida após o termino de seu exercício.

7. Registre suas atividades físicas para planejar melhor suas metas

Cultive o hábito de registrar os principais detalhes de seu exercício no dia (ex. metros corridos ou pedalados, carga utilizada nos exercícios, seu peso, etc), assim você terá muito mais precisão para criar metas mais desafiadoras, tornando todo o exercício mais interessante.

8. Fique atento aos indicadores de seu progresso

Além dos sinais óbvios como uma silhueta mais agradável e menos cansaço durante os exercícios, é também interessante prestar atenção em outros sinais de melhora em seu dia a dia:
• Melhor qualidade de sono
• Mais clareza e rapidez de raciocínio
• Mais disposição no dia a dia
• Menos dores musculares
• Feedbacks positivos de seu médico em relação ao seu colesterol, pressão, peso e outros fatores.

9. Caminhada sempre é bom, com seu cachorro é melhor ainda.

Caminhando 10 minutos durante 3 dias da semana já te garantem 30 minutos de exercício. Caminhe com seu cão, caso possua um, pois além de sua companhia ser motivadora, o benefício do exercício será para vocês dois.

10. Se recompense após cada vitória.

Especialistas confirmam que a adoção de um estilo de vida mais saudável é algo difícil de adaptar, fazendo com que as recompensas funcionem como um bom motivador.
Portanto, planeje uma meta física e a recompensa que você mesmo se dará ao atingi-la.

Fonte:

http://women.webmd.com/features/exercise-habits